O que significar ser cheio do Espírito Santo?

Paulo afirma que todos devemos nos deixar encher por Ele.

Por Josemar 12/08/2016 - 14:31 hs

Para construir bons relacionamentos, é preciso dedicar tempo e atenção. Quanto mais me dedico, mais o relacionamento se fortalece. Por outro lado, quando não dedicamos tempo e atenção, este relacionamento enfraquece, podendo trazer consequências. Assim é o relacionamento com o Espírito Santo.

Paulo, em Efésios 5.18, nos aconselha: “Deixem-se encher do Espírito”. É algo recíproco. Se dedicarmos tempo e atenção ao Espírito Santo, ele vai enchê-lo. Ele não irá forçar um relacionamento. O Espírito Santo não entrará em nossas vidas sem ser convidado. Mas estará disposto a retribuir tempo e atenção quando nos dedicarmos a ter um relacionamento com Ele.

Afinal, o que significa ser cheio do Espírito Santo?

Continue lendo este artigo para aprender sobre:

1. Quem é o Espírito Santo;
2. O que significa ser cheio do Espírito Santo;
3. Como ser cheio do Espírito Santo;

QUEM É O ESPÍRITO SANTO

“Eis que Eu sobre vós envio a promessa de meu Pai;” (Lucas 24.49)

Para entendermos o que é ser cheio do Espírito Santo, precisamos entender quem é o Espírito Santo e como ele é importante para nossas vidas. É importante saber, principalmente, que o Espírito Santo é uma promessa de Deus.

O Espírito Santo é a terceira prosopon da Santíssima Trindade e surge no cenário bíblico no livro de Gênesis, no segundo versículo do primeiro capítulo. Prosopon é um termo grego que pode ser traduzido como pessoa, o que nos leva a entender que o Espírito Santo tem características que o distingue.

Sendo assim, ele tem personalidade e pode caracterizar-se por sua vontade (1 Coríntios 12.11), discernimento (Romanos 8.27)e sentimento (Efésios 4.30). Assim como, conforme a Palavra de Deus nos ensina, ele age (Jó 33.4), move-se (Atos 2.2), fala (Atos 8.29), entre outras coisas.

Portanto, o Espírito Santo é um ser dotado de personalidade e estará sempre disposto a se relacionar com quem deseje ter um relacionamento com Ele. O Espírito Santo também pode habitar dentro daquele que deseje (1 Coríntios 6.19).

O QUE SIGNIFICA SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

Ao afirmar que devemos buscar ser cheios do Espírito Santo, Paulo faz um contraste entre a falsa alegria que a embriaguez pode proporcionar, e a alegria plena que o Espírito Santo concede a quem busca ter um relacionamento com Ele.

Embriagar-se com vinho era fortemente associado à alegria, felicidade e bem-estar, por isso, Paulo faz este paralelo entre os prazeres superficiais do vinho e o prazer de buscar um relacionamento com o Espírito Santo.

Quanto mais nos dedicamos a ter um relacionamento com o Espírito Santo, mais Ele nos encherá de alegria e prazer. Quando decidimos ter este relacionamento com o Espírito Santo, nos entregando completamente a Ele, somos cheios d’Ele e recebemos orientação e forças para suportar as maiores dificuldades.

COMO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo está disponível para todos. Paulo afirma que todos devemos nos deixar encher por Ele. “Deixem-se [todos] encher do Espírito”. Crianças, jovens, adultos, idosos, todos podemos ser cheios do Espírito Santo.

Tudo o que você precisa é desejar tê-lo em sua vida. Não é preciso fazer um curso teológico. Não é exigido nenhum tipo de ritual. Você só precisa investir neste relacionamento. Em qualquer lugar, quando você quiser, poderá investir neste relacionamento e ser cheio d’Ele.

O que você precisa fazer para ser cheio do Espírito Santo? Basta pedir. Então Ele irá fluir em toda a sua vida. Ele dará poder para que você suporte as piores situações. Então, comece a investir neste relacionamento.

“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lucas 11.13)