Papa Francisco publica 1ª foto no Instagram: 'rezem por mim'

Pontífice estreou a conta @franciscus na rede social de fotos. Em pouco mais de 40 minutos, papa já é seguido por 80 mil pessoas.

Por Josemar 19/03/2016 - 16:57 hs

O Papa Francisco estreou neste sábado (19) sua conta Instagram com uma imagem em que está rezando. “Rezem por mim”, escreveu o pontífice em português, acrescentando ainda traduções para a frase em outros oito idiomas, do árabe ao italiano.

O debute no aplicativo de fotos do Facebook foi anunciado por meio do perfil do papa no Twitter. “Inicio um novo caminho, no Instagram, par percorrer com vocês a estrada da misericórdia e da ternura de Deus.”

Em pouco mais de 40 minutos, a conta @franciscus no Instagram já possuía 82 mil seguidores. "O Instagram vai ajudar a contar o pontificado através de imagens, para que as pessoas compartilhem os gestos de ternura e misericórdia do Papa Francisco", explicou o monsenhor Dario Vigano, prefeito da poderosa Secretaria das Comunicações da Santa Sé.

A adesão do Papa Francisco ao Instagram ocorre após a visita do presidente-executivo e cofundador do aplicativo de fotos, Kevin Systrom, no fim de fevereiro. Segundo Systrom, ele discutiu com o pontífice sobre "o poder das imagens para unir pessoas de diferentes culturas e línguas".

Neste sábado, os dois voltaram a se encontrar. Systrom acompanhou a estreia do papa. Aproveitou para registrar o momento em sua conta pessoal com foto e comentário sobre o novo integrante da rede social: "sua mensagem de humildade, compaixão e misericórdia irá deixar uma marca duradoura".

Kevin Systrom, presidente-executivo e um dos fundadores do Instagram, em foto com o Papa Francisco, no dia em que o líder da Igreja Católica estreou no aplicativo de fotos. (Foto: Reprodução/Instagram/kevin)Kevin Systrom, presidente-executivo e um dos fundadores do Instagram, em foto com o Papa Francisco, no dia em que o líder da Igreja Católica estreou no aplicativo de fotos. (Foto: Reprodução/Instagram/kevin)