Pior aproveitamento de passe, 18º em posse... Os números do líder Leicester

Sensação do Inglês compensa em outras estatísticas: é o primeiro em gols de contra-ataque e pênaltis. Time lidera mesmo tendo apenas o 12º maior valor de mercado

Por Josemar 22/03/2016 - 07:04 hs

Quem já assistiu a algum jogo do Leicester não se surpreenderia ao saber que o time, por estilo, não gosta de ter a bola. Mas talvez se assuste com os números da sensação do Campeonato Inglês. Após 31 rodadas, o líder é o pior em percentual de passe e apenas o 18º em posse de bola. Por outro lado, compensa em outras estatísticas: é o primeiro em gols de contra-ataque e pênaltis.

>> Quem vai ser campeão? Simule os resultados da reta final do Inglês

O GloboEsporte.com compilou dados de diversos sites que cobrem a Premier League, como a “FourFourTwo”, “WhoScored”, “Sky Sports” e “Transfermarkt”. Confira alguns deles abaixo:

4 – Gols de contra-ataque do Leicester, líder no quesito. Arsenal, Newcastle, Manchester City e Everton vêm logo atrás, com três.

8 – Gols de pênalti do Leicester, também à frente dos demais com alguma folga. Tottenham, Swansea e Watford estão em segundo, com cinco. As Raposas ainda perderam duas penalidades.

70 – Porcentagem de aproveitamento de passe do Leicester, pior em toda a Premier League. O Arsenal, melhor, tem 83,8%.

Leicester comemoração (Foto: Getty Images)Leicester tem o pior aproveitamento de passe e terceiro pior percentual de posse de bola em todo campeonato (Foto: Getty)



44,8 - Percentual de posse de bola. Só dois times têm números piores: o Sunderland (18º, com 43,2%) e o West Bromwich (11º na tabela, com 42,6%). O Arsenal é quem fica mais tempo com a bola: 55,6%.

13,1 – Média de chutes por jogo (o Leicester é o nono, ainda longe do Manchester City, com 17,3). Por outro lado, é o segundo em gols marcados (54, dois a menos que o Tottenham).

19 – Porcentagem de conversão de gols do Leicester por finalização na meta (141 no total). O Everton é o segundo, com 18,8%.


13,5 – Média de chutes concedidos por jogo (o Leicester é o sétimo, novamente com o Manchester City no topo, com 8,7). O líder tem a quarta melhor defesa, tendo sofrido apenas seis gols nas últimas 13 partidas.

41 – Pontos a mais que o Leicester tem em relação ao mesmo período da temporada passada. Hoje, com 66, disputa o título. Em 2014/15, com 25, era lanterna e acabou escapando nas últimas rodadas. Nas cinco grandes ligas europeias, apenas Barcelona, Atlético de Madrid, PSG, Juventus e Bayern de Munique têm mais pontos atualmente.

27 – Participações diretas em gol do meia Riyad Mahrez (16 gols e 11 assistências), mais do que qualquer outro jogador. O atacante Jamie Vardy é o segundo, com 25 (19 gols e 6 assistências).

20 – Número de pontos responsáveis pelos gols de Mahrez, mais do que qualquer outro jogador. Vardy também é o segundo neste quesito, com 18.

Mahrez gol Leicester (Foto: AP)Craque da Premier League? Mahrez, à direita, tem 16 gols e 11 assistências na temporada pelo Leicester (Foto: AP)



10 – Vitórias for a de casa. Duas mais do que qualquer outra equipe.

23 – Jogadores utilizados em toda a campanha, o menor número ao lado do Chelsea. O Manchester United usou 33.

13 – Jogos em que o Leicester venceu por um gol de diferença, também maioria na temporada.

222 – Combinação de interceptações e desarmes do francês N’Golo Kanté, mais do que qualquer outro atleta da Premier League.

12 – Posição do Leicester na categoria “valor de mercado” segundo o “Transfermarkt”. O time está 11 posições acima do esperado de acordo com o seu elenco.