Luzes certas para cada cor de cabelo

Por Josemar 28/03/2016 - 09:45 hs

As luzes são perfeitas para dar aquele toque iluminado a mais no visual, sem que necessariamente você precise tingir todos os fios. Mas é preciso ficar atenta ao tom do seu cabelo, para escolher a cor de luzes ideal para você.

Luzes são ideais para quem quer clarear os cabelos pela primeira fez, suavemente, sem a necessidade de manutenção frequente. Além disso, elas deixam um cabelo fino, escuro e sem volume, mais volumoso. Dão ainda leveza, contrastam e iluminam o rosto, deixando a pessoa mais jovem, moderna e descolada!

“As luzes tem o pretexto de iluminar a aparência, rejuvenescem e disfarçam os cabelos brancos, passando uma ideia de jovialidade a imagem da pessoa. O resultado que elas dão é magnífico, o rejuvenescimento é muito agradável e tem várias técnicas diferentes (luzes, balayage, reflexo e ombré hair)”, descreve Belchior Kirk Soares, profissional do Walter’s Coiffeur.

Não existe limitação na hora de optar pelas luzes, qualquer mulher pode fazê-las e vai arrasar! 

Escolha o seu tom ideal:

– Loiras: platinadas, champanhe e tons perolados.
– Castanhos: tons amadeirados e mel.
– Pretos e escuros:  tons em castanho, cobre ou ainda vermelho. Para quem pretende apenas “iluminar”, deve fazer bem de leve para não impactar.
–  Avermelhados:  pode ousar e alternar os destaques entre mechas vermelhas mais claras ou mais escuras, que fazem um contraste magnífico.

Cuidados essenciais: 

É preciso cuidar dos fios após as luzes! “Deve-se lavar o cabelo com xampu específico para cabelos tratados quimicamente e utilizar máscara para hidratar em casa, no caso de luzes mais suaves. Já no caso de luzes mais claras, como bege, platinado e gelo, é preciso cuidados maiores, como fazer hidratação de duas a quatro vezes por mês. Vale apostar em casa no uso de xampu e mascara para restauração”, indica Theo de Sousa, hairstylist e visagista.

As luzes, pode sim deixar os cabelos mais frágeis e quebradiços, já que retiram a massa lípdica dos fios. Por isso, é preciso cuidar, hidratar e abusar de bons produtos para recuperar e manter a saúde dos fios.

“O cabelo demora uns 15 dias em média para se estabilizar novamente e logo neste primeiro dia após o clareamento, é importante devolver os nutrientes perdidos aos fios! Hidratação é sempre uma ótima opção para cuidar do cabelo”, finaliza Luiz Gonçalves, cabeleireiro do In Beauty Luxury, de Campinas.