Perfume pode manchar a pele: médica ensina truque para NUNCA acontecer com você

Por Josemar 28/03/2016 - 10:00 hs

Se passar perfume por todo o corpo faz parte do seu ritual antes de sair de casa, atenção ao alerta.  O cosmético pode causar manchas na pele, dependendo da fórmula, caso você fique exposta ao sol. Entenda porque abaixo e saiba como evitar esse incômodo seguindo a dica da dermatologista Mônica Aribi.

Perfume mancha a pele? 

Colônia, perfume, água de cheiro são um elemento a mais que te ajudam a demonstrar como é sua personalidade e marcam sua presença de um jeito único.

Fato é que, seja o que for que você passe para ficar mais cheirosa, esses produtos têm um ônus. Eles podem provocar manchinhas na área em que são aplicados, dependendo de um componente em sua fórmula. Isto é, não tem nada a ver se o perfume é baratinho ou caro nem com a marca da fragrância.

De acordo com a dermatologista Mônica Aribi, produtos com essências de planta podem aumentar a sensibilidade da sua pele à luz solar, no caso de plantas fotossensibilizantes. Ou seja, se você tomar sol, mesmo que sem querer, pode ter alterações indesejadas na pele.

“Como não sabemos a fórmula exata de cada perfume, indico que as pessoas não usem em áreas expostas”, explica a especialista.

Por outro lado, ela esclarece um mito do mundo dos perfumes que deixa muita gente na dúvida: “mas, o álcool presente nos perfumes não mancha”.

Como passar perfume 

Quem não gosta de passar o perfume de manhã e sentir o cheirinho agradável até o fim do dia? Para a fragrância durar, a dica é passar o perfume em 8 partes específicas do corpo.

Truques para não manchar 

Passar protetor 

Nas áreas que ficam expostas ao sol, cuidado redobrado. A dermatologista indica que você passe protetor solar em cima da região perfumada. Para evitar que se misturem os cheiros, escolha um produto que não tenha fragrância.

Apesar de muita gente passar perfume para ir à praia para evitar o cheiro de suor, esta é uma prática mais arriscada.

“Na praia, deve-se evitar perfumes ou então aplicar em áreas mais escondidas, como atrás da orelha”, orienta Mônica.

A dica de passar uma camada de protetor solar em cima de onde você aplicou o perfume também permanece.

Como tirar mancha da pele 

Se você perceber qualquer variação de cor na sua pele onde costuma passar o perfume, tente trocar a área em que aplica o produto e procure um dermatologista para avaliação. Somente ele poderá indicar como será feito o tratamento com cremes clareadores.