A Secretaria Municipal de Saúde e Conselho realiza a VII conferência de Bom Lugar

O evento tem como temário: Saúde no Rumo certo, desafios e avanços no SUS

Por Josemar 17/08/2017 - 14:48 hs
Foto: Yolanda Ribeiro e Marcos Linhares
A Secretaria Municipal de Saúde e Conselho realiza a VII conferência de Bom Lugar
VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM BOM LUGAR

A secretaria municipal de Saúde e o conselho municipal de Saúde de Bom Lugar realizaram a VII conferência de Saúde do município nesta quinta-feira (17) no clube do CRAS Avenida João Alberto dado início as hs08:00AM, e como fórum de debates sobre a saúde foi aberto a todos os seguimentos da sociedade, e teve como finalidade avaliar as ações e serviços de Saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde do município de Bom Lugar.

Avaliar o encaminhamento das diretrizes do SUS assimilando os aspectos da universalidade, equidade, integralidade, descentralização, hierarquização, acessibilidade e controle social.

Definir propostas a serem encaminhadas ao plano plurianual-PPA/2018-2022 e plano municipal de Saúde-PMS. Apresentar e aprovar a composição do Conselho Municipal de Saúde para triênio 2017 a 2020.

A VII Conferência Municipal de Saúde teve como tema central Saúde no Rumo certo, desafios e avanços no SUS. Tendo como eixos temáticos.

Recursos Financeiros de Gestão, Participação da Comunidade de Controle Social e Lei complementar 141/2012.

A VII Conferência de Saúde contou com as presenças dos vereadores Rony do Zéis presidente, Vereador Reginaldo Farias, Hemerson Andrade e Francisco Passos (Chicão). O secretário municipal de Educação Geone Batista do Carmo representando a Prefeita Luciene Costa, o vice-presidente do conselho Estadual de Saúde o Sr. Antônio Pereira, farmacêutico da gerência regional Silas Duarte, Francisco Arinaldo da Comunicação, Secretária de Assistência Social Amanda Andrade, secretária da Mulher Maria Soares, José Erivane Lago presidente do STTR e Secretário de Agricultura do município, Delegada do Sindicato dos ACS (Agentes Comunictários de Saúde Antônia Leite, Pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus em Bom Lugar Francisco Vieira Barros, Joana Darck Moura Coodenadora da atenção Básica, Francinete Lopes Silva Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Bom Lugar e o secretário de juventude Geovane. Todos fizeram parte da mesa de honra juntamente com o secretário municipal de Saúde Jeferson Carvalho e toda sua equipe de Saúde não faltando a Assessora técnica Marcia Regina Sousa Batista.

O Secretário de Saúde Jeferson Carvalho fez uso da palavra por mais de hs00.05.00min (cinco minutos) e falou das dificuldades, obstáculos na política nacional do País que gera barreiras difíceis para desenvolver a ária da saúde, mais falou também dos avanços e conquistas já nestes primeiros meses de administração. Elogiou sua equipe, falou da belíssima parceria da Prefeita Luciene Costa e também com os vereadores. O secretário se emocionou ao falar de seu Pai o Sr. Wilhah Carvalho Secretário municipal de financia, “não posso deixar de dizer que o meu pais é meu exemplo, é uma pessoa que eu amo é uma pessoa que vem me ajudando” quase chorando o secretário encerrou seu discurso pedindo a plateia que discuta e avalie os trabalhos da saúde para que juntos possamos formar boas ideias e projetos que venha somar no crescimento e desenvolvimento da Saúde do nosso município.

A Prefeita Municipal Luciene Costa que participava de uma importante reunião na capital em busca de recursos públicos para o município chegou nas primeiras horas do período da tarde e participou também da VII conferência Municipal de Saúde, e touxe um abraço para todos do líder político Rogério Costa o pitbull do Maranhão.

A conferência prossegue nesta tarde com as propostas nos trabalhos de grupos que serão discutidas.

O Site atualizará a matéria com os resultados das propostas apresentadas assim que finalizar a Conferência.