Em Bom Lugar a equipe saúde na escola visita creche, acompanha peso medida e atualiza vacinas

A nutricionista Tayna realizou palestra sobre educação alimentar Ás crianças

Por Josemar 27/09/2017 - 14:22 hs

A equipe de saúde na escola visitou na manhã desta quarta-feira (27) a creche pré-escola da sede do município Tia Zezuita. A equipe formada pela as agentes comunitária de Saúde Antônia Leite, Jeane Batista diretora da UBS, Enfermeiras Camila Costa e Joana. E a nutricionista Tayna.

A equipe realizou o acompanhamento de peso e medida dos alunos e também a situação da caderneta de vacinação. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A nutricionista do município Tayna realizou palestra sobre educação alimentar às crianças, foi exibido em telão paródia para tornar o momento mais alegre e entreter a atenção dos pequeninhos na aplicação do objetivo da palestra.

O trabalho prosseguiu no período da tarde no colégio Manoel Campos Sousa. O PSE (Programa Saúde na Escola) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:
a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;
b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;
c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.

Toda a equipe de saúde conta com o apoio da Prefeita Municipal Luciene Costa que vem suprindo com as necessidades necessária para o desempenho de todo esse trabalho ser desenvolvido nas escolas do município.