Secretária de Assistência Social e Articuladora do Selo Unicef participam de capacitação em São Luis.

A capacitação pretende estimular a realização de políticas públicas para redução das desigualdades e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes

Por Josemar 21/11/2017 - 15:11 hs

O município de Bom Lugar está sendo representado pela Articuladora do Selo Unicef, Antônia Genilde Lima e pela Secretária Municipal de Assistência Social, Amanda Andrade estão participando da capacitação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Conheça os municípios que já confirmaram a participação.

Como o Selo UNICEF funciona?

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

São certificados os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no Guia Metodológico (baixe o Guia clicando aqui).

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

A CAPACITAÇÃO

A capacitação pretende estimular a realização de políticas públicas para redução das desigualdades e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O encontro acontece nesta terça-feira (21) e na quarta feira (22) de novembro, em São Luis, no Convento das Mercês.

De acordo com a Unicef, cerca de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros se inscreveram para a edição do evento que foi lançada em maio. Este primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada e do caminho a ser percorrido pelas cidades participantes em direção à certificação.