Unicamp divulga gabarito oficial da 1ª fase do vestibular 2018; confira

Universidade aplicou prova para 76,2 mil candidatos no domingo. Feminismo, desastre ambiental em Mariana (MG) e ditadura na América do Sul estão entre temas abordados no exame.

Por Josemar 22/11/2017 - 19:31 hs

A Unicamp divulgou na tarde desta quarta-feira (22) o gabarito oficial da primeira fase do vestibular 2018, realizado no domingo. Clique aqui e confira as respostas.

Ao todo, 76,2 mil candidatos participaram do processo seletivo para 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação. O exame foi composto por 90 questões de múltipla escolha: 13 de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 13 de matemática, 9 de história, 9 de geografia (inclui filosofia e sociologia), 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês e 12 interdisciplinares.

Feminismo, o desastre ambiental em Mariana (MG) e ditaduras em países da América do Sul estão entre os temas abordados no exame. Veja a correção comentada.

A primeira fase foi aplicada em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). O índice de abstenção chegou a 9,02%, segundo a comissão organizadora (Comvest).

A lista de aprovados nesta etapa, os locais de aplicação das provas da segunda fase e as notas de corte por curso serão divulgados em 11 de dezembro, informou a universidade. Já as notas obtidas pelos candidatos na primeira etapa serão disponibilizadas pela comissão em 21 de dezembro.

Pontuação

A Unicamp utiliza a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - parte de conhecimentos gerais - para compor a nota final da primeira fase, desde que ele tenha autorizado no formulário de inscrição. A atribuição ocorre por meio de padronização; veja aqui.

Além disso, a universidade concede aos participantes do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), após o vestibular, 60 pontos à nota final da primeira fase. Quem for convocado para a segunda etapa terá acréscimo de 90 pontos à nota da redação e 90 pontos à nota de cada prova que compõe a nota final da segunda fase, segundo manual disponível no site da Comvest.

Candidatos inscritos no grupo e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (segundo classificação do IBGE) receberão outros 20 pontos à nota final da primeira fase; enquanto que os convocados para a etapa seguinte terão mais 30 pontos à nota da redação e mais 30 na nota final da segunda fase. Só será contemplado quem fez a indicação durante o período de inscrição.

Segundo a Comvest, são beneficiários do Paais candidatos que fizeram todo ensino médio regular ou ensino médio supletivo (presencial, semipresencial ou a distância) na rede pública nacional; ou quem terminou o ensino médio por meio de exames nacionais como Enem - até 2016 - ou Encceja.

2ª fase do vestibular

As avaliações ocorrem em janeiro de 2018. Cada uma terá quatro horas de duração:

  • 14/01 - Redação e prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa
  • 15/01 - Matemática, geografia e história
  • 16/01 - Física, ciências biológicas e prova de química

    De acordo com a Comvest, as avaliações de habilidades específicas serão na semana posterior:

    • 22 a 24/01 - Prova para Artes Cênicas e Artes Visuais
    • 22 a 25/01 - Prova para Dança
    • 24/01 - Prova para Arquitetura e Urbanismo

    Clique aqui para ver o cronograma completo do vestibular 2018 da Unicamp.

    Mudanças

    A partir do vestibular 2019, a Unicamp implementará cotas étnico-raciais e terá vagas pelo Enem. Além disso, realizará um processo seletivo para indígenas e terá "cadeiras extras" para os candidatos que se destacarem em olimpíadas que tenham abrangência nacional.