Ex-prefeita Bia Venâncio é condenada a mais de um ano de detenção

Detenção ainda não ocorrerá. Juíza decidiu por encaminhar a sentença para outra vara para unificação com outras condenações.

Por Josemar 13/12/2017 - 06:42 hs

A ex-prefeita de Paço do Lumiar, Glorismar Rosa Venâncio (conhecida como Bia Venâncio) foi condenada pela justiça a um ano, 11 meses e 15 dias de detenção em regime inicialmente aberto. A ex-gestora também está impedida de exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos. A sentença foi proferida pela juíza Jaqueline Reis Caracas, da 1ª vara de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.

O regime inicialmente aberto se explica pelo fato de não haver a determinação da detenção de forma imediata. Ao invés disso, a juíza decidiu por encaminhar a sentença à 2ª vara de execuções penais para que haja a unificação com outras penas referentes a outros processos e assim saia a determinação do período de detenção da ex-gestora.

Nessa última sentença, a juíza Jaqueline menciona que Bia Avenâncio já possui outras 5 condenações, de modo que as penas devem ser somadas, o que poderá resultar em regime diferente do aberto.

O condenação se baseou em um pedido do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). Segundo o MP-MA, a motivação do pedido se deu por diversas contratações temporárias efetivadas por Bia Venâncio durante a sua gestão como prefeita. As contratações teriam sido sem qualquer critério e, muitas vezes, como recompensa por apoio político.

A ex-prefeita Bia Avenâncio foi procurada pelo G1, mas não foi encontrada para se manifestar.